A contabilidade de ontem e hoje

Ferramenta que garante a acessibilidade e segurança de documentos: OCR

às 13:57:57 por

Imagem: Thectudo

O avanço tecnológico trouxe facilidade e rapidez para a vida de muitas pessoas, e com ele veio um fluxo de informações muito grande, exigindo de diversas áreas profissionais mudanças e adaptação para a prestação de um serviço melhor e de confiança, tal fato é evidenciado principalmente no ramo da contabilidade.

Atualmente, a maioria dos processos contabilísticos é feita virtualmente, o que possibilita a modificação e análise de dados pelos profissionais. Mas, muitos clientes ainda possuem dados ao “modo antigo”, como por exemplo, extratos bancários impressos, relatórios com mais de cinco anos, notas fiscais sem o arquivo (XML), recibos manuais entre outros documentos que deverão de alguma forma ser arquivados de modo que garanta acessibilidade e segurança dos mesmos.

O OCR e suas vantagens

O mercado tecnológico tem disponível diversos programas que possibilitam a digitalização desses documentos, tal como o OCR ou Reconhecimento Óptico de Caracteres, tecnologia que permite que diferentes tipos de documentos (papéis escaneados, arquivos em PDF, fotos e etc), sejam transportados para uma plataforma digital onde poderão se transformar em arquivos editáveis, podendo ser textos, símbolos, planilhas e imagens.

Essa ferramenta e muito utilizada por bancos e grandes empresas da área de tecnologia, pois possibilita menor fluxo de papéis (ou até mesmo a sua inexistência), menor espaço físico para arquivos, reduz o tempo gasto para a procura de documentos, reduz a mão-de-obra desnecessária, garante a validação automática de informações prestadas por meio de documentos, sendo possível identificar fraudes e discrepâncias em faturas.

Confira o artigo na íntegra