NF-e: A importância do Armazenamento do arquivo XML

O DANFE é um espelho da nota fiscal eletrônica, o que se deve armazenar de fato, são os arquivos XML

às 11:28:04 por

Arquivos XML

No cenário contábil atual, vivemos em um mundo de mudanças diárias. Passamos hoje por um processo de digitalização de informações, onde antes se gastávamos inúmeras horas com arquivamento de notas fiscais, conhecimento de transporte, cupom fiscais e outros arquivos fiscais.

Hoje, ainda existem gente preocupado em armazenar DANFE, saibam que o DANFE se trata de um espelho da nota fiscal eletrônica, o que se deve armazenar de fato, são os arquivos XML. O DANFE – Documento auxiliar de nota fiscal eletrônica é apenas um pedaço de papel sem nenhuma validade fiscal, servindo apenas para alimentar o nosso apego a mania de acumular papéis em gavetas.

O Ajuste SINIEF 07/05 trouxe uma série de novas obrigações, dentre elas:

Cláusula 10ª - O emitente e o destinatário deverão manter a NFe em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária (5 ANOS), mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado.

§ 1º O destinatário deverá verificar a validade e autenticidade da NF-e e a existência de Autorização de Uso da NF-e.

2) O Emissor deve fornecer o arquivo digital para destinatário e transportador

§ 7º Deverá, obrigatoriamente, ser encaminhado ou disponibilizado download do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização de Uso:

I – ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

II – ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do início da prestação correspondente.

A nossa próxima publicação será sobre Notas Fiscais Eletrônicas, fique atento às novidades no site.